Pode parecer improvável, até um pouco caricato, mas a verdade é que todos os anos há casos de automobilistas que metem o combustível errado no seu veículo: ou gasolina num motor a diesel, ou gasóleo num motor a gasolina.
Ser distraído pode ter consequências muito sérias, por isso, é melhor estar informado sobre o assunto para saber como agir no caso do inesperado acontecer.
Um erro mais comum do que parece: diesel x gasolina
Antigamente era mais fácil errar no abastecimento, já que o diâmetro da boca do tanque era semelhante nos carros a diesel e a gasolina e as mangueiras tinham dimensões semelhantes.
Atualmente as chances de erro são bem menores, pois a largura das aberturas de combustível e as fivelas são diferentes. A boca de uma mangueira de diesel é mais larga que a de uma mangueira de gasolina, o que torna quase impossível colocar diesel num motor a gasolina. Em sentido inverso, colocar gasolina num carro a gasóleo é mais provável e frequente.
Esse tipo de erro normalmente ocorre em pessoas que costumam usar dois tipos de veículos, um a gasolina e outro a diesel e, ao abastecer, acabam por colocar o combustível errado. É também associado a pessoas que conduziram um carro a diesel durante muitos anos e decidiram comprar um a gasolina, ou vice-versa.
O que acontece realmente
Para analisar o que acontece se nestes casos, duas fases devem ser distinguidas:
- Quando você abasteceu, mas percebeu o erro a tempo e não chegou a andar com o carro.
- Quando circulou com o carro com o combustível errado no depósito.
Comecemos pelo primeiro caso:
Se deu pelo erro no posto de combustível, é possível minimizar as consequências, no entanto, é algo que requer técnica e conhecimento, pelo que deve procurar profissionais competentes de modo a evitar a danificação de mangueiras, filtros ou outros componentes do sistema de combustível.
Posto isto, não arranque com o carro nem meta sequer a chave no contacto, isto porque a maioria dos carros modernos contam com uma bomba elétrica no próprio depósito que, ao colocar a chave na ignição e “dar à chave”, impulsiona imediatamente o combustível até ao sistema de injeção devido à corrente elétrica, criando a pressão necessária para o funcionamento.
Deve chamar o reboque para que o carro seja levado para uma oficina e seja extraído todo o combustível de forma segura.
E no segundo caso:
Como pode ver, se colocar gasolina num carro a diesel mas não ligar o carro, não é o fim do mundo e o problema tem uma solução minimamente fácil. Mas o que acontece se você circular depois de ter colocado o combustível errado? Aqui o problema é bem maior, tendo em conta os possíveis danos significativos ao carro, dependendo do tempo ou dos quilómetros percorridos.
Diesel num veículo a gasolina
Se você abasteceu uma quantidade considerável (mais de um quarto do tanque), o carro poderá dar o arranque na maioria das vezes e continuará a funcionar, porém poderão dar-se explosões interiores, emitir fumo branco do escape e eventualmente, poderá parar.
Gasolina num veículo a diesel
Neste caso, o carro irá dar a partida, porém começará a fazer barulhos muito estranhos até finalmente parar. Neste caso, sistemas como o filtro ou a bomba injetora do motor serão seriamente afetados, podendo mesmo ter que ser substituídos.
O que você nunca deve fazer
Independentemente de ter abastecido diesel num motor a gasolina ou o contrário, há uma coisa que você nunca deve fazer: tentar resolver o problema de forma insegura sem os meios adequados para o efeito pois pode causar um derramamento com alto risco de incêndio e/ou explosão, principalmente se tiver num posto de combustível.
Retirar combustível de um carro é uma situação de risco e certas medidas de segurança são necessárias, incluindo roupas especiais e seguir um protocolo rigoroso.
Da mesma forma, não deixe o problema na mão de outras pessoas não qualificadas que podem agravar ainda mais o seu problema.
Por último e muito importante, nunca coloque o combustível errado no esgoto, pois estará a cometer um crime ambiental.
Como pode ver, meter gasolina num motor a diesel, e vice-versa, é um erro comum que, se resolvido a tempo, pode parecer uma anedota engraçada para contar mais tarde mas, se não forem tomadas as medidas certas, pode-se tornar um erro grave e perigoso.