Mudar o óleo do motor é um procedimento relativamente simples se tiver as ferramentas necessárias e seguir os procedimentos! Este componente é um dos mais importantes para garantir o bom funcionamento do seu veículo, pelo que é fundamental saber como e quando substitui-lo.
Neste artigo explicamos-lhe como mudar o óleo do motor em 5 passos e quando o fazer!
Quando mudar o óleo do motor
Normalmente, recomenda-se a troca do óleo anualmente ou a cada 15 000 a 20 000 km. No entanto, este valor é meramente indicativo pois está dependente de fatores como o tipo de óleo, o tipo de veículo e as condições a que é sujeito. Abaixo seguem as indicações principais tendo isto em consideração:
- Siga o manual do veículo – onde encontrará informações sobre a frequência recomendada tendo em conta o tipo de óleo utilizado e outros fatores.
- Tipo de óleo – os óleos sintéticos, que são também os mais comuns hoje em dia, geralmente duram mais do que os minerais e os semi-sintéticos. Não sabe qual o melhor óleo para o seu carro? Saiba mais no nosso artigo!
- Condições – se expõe o seu carro a condições mais severas, como um constante pára-arranca, temperaturas extremas, alta velocidade ou transportar cargas muito pesadas, a frequência de troca do óleo do motor terá tendência para aumentar.
- Luzes do painel de instrumentos – hoje em dia praticamente todos os carros dão sinal no painel de instrumentos se existir algum problema com o nível de óleo ou com o sistema de lubrificação. Esteja atento a estes sinais!
Nota: não se esqueça de também trocar o filtro de óleo! Esta troca deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante, sendo que, normalmente, é aconselhada a substuição sempre que mudar o óleo do motor.
Passo a passo como mudar o óleo do motor
1. Prepare o veículo
Coloque o veículo numa superfície plana e certifique-se que o motor está desligado. O ideal é o motor ainda estar quente (não demasiado) para reduzir a viscosidade do óleo e assim escorrer mais facilmente.
De seguida levante o veículo com um macaco e preguiças ou num elevador de oficina se tiver disponível.
2. Prepare o material
3. Retire o óleo do motor usado
Colocar o recipiente junto à tampa de drenagem do óleo, geralmente localizado na parte inferior do cárter de óleo do motor. Se não o encontrar, consulte o manual do carro.
Utilize a chave adequada para remover o bujão e deixe o óleo escorrer completamente para o recipiente. Cuidado, o óleo pode estar quente!
Limpe o bujão com um pano e volte a colocá-lo corretamente, apertando-o bem.
Nota: o óleo usado deve ser levado para a reciclagem! Procure uma oficina ou um ponto de receção de óleo usado e entregue-o. Na Norauto temos este compromisso com o planeta, reciclando 100% do óleo utilizado nas nossas oficinas.
4. Substituir o filtro de óleo
Retire a panela de retenção do filtro e utilize a chave de filtro de óleo para remover o filtro antigo.
Retire a junta antiga, substitua por uma nova e aplique um pouco de óleo novo na junta para lubrificar.
Em seguida basta colocar o novo filtro, apertando-o manualmente e depois com a chave de filtro.
5. Coloque o novo óleo
Após estar tudo feito e devidamente apertado, pode voltar a baixar o veículo e colocá-lo com as rodas no chão.
Abra o capô e procure a abertura de enchimento de óleo que normalmente se encontra no topo do motor.
Despeje cuidadosamente o óleo com a ajuda do funil e da vareta do carro, que lhe permite saber a quantidade certa. Espere alguns minutos para o óleo assentar e volte a verificar com a vareta se o nível de óleo está correto. Se necessário ajuste até atingir o nível correto.
Se precisar de ajuda a escolher o óleo do motor para o seu carro, leia o nosso artigo “Qual o melhor óleo do motor?” onde lhe respondemos a tudo o que precisa de saber!
Agora que já sabe como mudar o óleo do motor, é hora de passar à prática! Mas se preferir não sujar as mãos, na Norauto tem profissionais especializados para trocar o óleo do seu veículo!