A inspeção automóvel, também conhecida como inspeção periódica obrigatória (IPO), é uma ação periódica que garante que todos os veículos se encontram em bom estado de funcionamento. Este procedimento é fundamental para garantir a segurança nas estradas!
Mas quando se fala de inspeção automóvel existem sempre muitas dúvidas no ar: Quando fazer a inspeção automóvel? O que faz chumbar na inspeção? Como preparar o carro para a inspeção?
Neste artigo vamos responder a todas as suas dúvidas e garantir que passa na inspeção automóvel sem problema!
Quando fazer a inspeção automóvel?
A data limite para fazer a inspeção periódica obrigatória tem por base o dia de registo da primeira matrícula do veículo.
Tendo isto em consideração, deve-se realizar de acordo com a frequência que está prevista pela lei para cada tipologia de veículo. Abaixo deixamos uma tabela com as principais tipologias de veículos e respetiva periodicidade de inspeção automóvel.
Dica Norauto: não deixe para a última para ir com o seu automóvel à inspeção! Pode fazê-lo durante os 3 meses que antecedem a data da matrícula!
Deixei passar a data da inspeção. E agora?
Vá o mais rápido possível! Circular com veículos sem a inspeção periódica obrigatória em dia ou que não tenham passado na inspeção é punível por lei com coimas entre os 250€ e os 1250€! Caso tenha um veículo nesta situação, o melhor mesmo é chamar um reboque para o levar até à inspeção.
No ano seguinte, a data limite da inspeção continuará a ser definida pelo dia de registo da primeira matrícula do veículo.
O que é verificado na inspeção automóvel?
Durante a inspeção são verificados diversos pontos técnicos de modo a garantir que o veículo se encontra em bom estado para circular nas estradas. Estes elementos são:
- Identificação do veículo
- Sistemas de iluminação, visibilidade, travagem e diagnóstico eletrónico
- Direção, suspensão, alinhamento, transmissão, rodas, pneus, eixos e amortecedores
- Estado externo (carroçaria e chassis) e interno do veículo
- Equipamentos variados: painel de instrumentos, espelhos, buzina, botões, cintos de segurança, triângulo, colete refletor…
- Perda de fluidos (óleos, líquidos de refrigeração…)
- Emissões de gases
Dica Norauto: sabia que a Norauto tem o serviço de descarbonização do motor, um método que utiliza hidrogénio para remoção de depósitos de carbono do interior do motor? Este serviço reduz a emissão de gases poluentes até 20% e pode ser a diferença para passar na inspeção!
O que faz chumbar na inspeção automóvel?
Existem 3 tipos de anomalias encontradas durante a inspeção automóvel:
- Tipo 1 – não afetam seriamente o bom funcionamento do veículo e de forma direta as suas condições de segurança. Apenas chumba se tiver mais de 5 anomalias deste tipo. Caso tenha menos, não é necessário repetir a inspeção porém, as anomalias são apontadas na ficha de inspeção e é exigido que sejam reparadas até à inspeção seguinte.
- Tipo 2 – afeta seriamente o funcionamento do veículo, ou as suas condições de segurança ou torna difícil a sua identificação. Basta 1 anomalia deste tipo para chumbar!
- Tipo 3 – anomalias muito graves que obrigam à mobilização imeadiata do veículo ou permitem apenas a sua deslocação até ao local da reparação. Basta 1 anomalia deste tipo para chumbar!
Caso o veículo seja reprovado, o proprietário tem um prazo de 30 dias para tratar dos problemas e fazer a reinspeção.
Como garantir que passa na inspeção?
Com base nos pontos anteriores, para passar na inspeção o seu veículo tem de estar em bom estado para circular na estrada, evitando assim que sejam detetadas anomalias pelos técnicos. Assim, a melhor forma de garantir que passa na inspeção é fazendo um revisão automóvel! Este serviço verifica até 70 pontos de controlo, inclui mudança de óleo, manutenção eletrónica, e muito mais…
Não tem tempo para ir à inspeção? O Norauto Drive IPO é a solução para si! Este serviço inclui diagnóstico, deslocação ao centro de inspeções (IPO) e a inspeção automóvel!
Onde fazer a inspeção?
A inspeção periódica obrigatória (IPO) pode-se realizar em qualquer Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) aprovado pelo IMT. Pode encontrar o centro mais perto de si no site do IMT.
Quanto custa?
O preço varia consoante o tipo de veículo e de inspeção. Na tabela abaixo estão apresentados preços para ligeiros e pesados.
Nota: inspeção extraordinária refere-se a uma inspeção não planeada, realizada por exemplo em caso de acidentes em que existem alterações em elementos do veículo, como a direção, a transmissão ou o sistema de travagem.
Que documentos levar?
- Documento Único Automóvel (DUA) ou livrete e registo de propriedade
- Ficha da última inspeção (excepto na 1ª inspeção)
Nota: qualquer pessoa, mesmo que não seja o dono do veículo, pode levá-lo à inspeção.
Agora já não tem desculpa para chumbar na inspeção! E se precisar de ajuda na manutenção do seu veículo, não hesite em procurar os profissionais da Norauto!