compteur du véhicule
O meu veículo

Luzes do painel de instrumentos do carro

Quem conduz sabe que é extremamente importante estar atento às luzes que aparecem no painel do carro, dado que estas indicam informações sobre desempenho e possíveis problemas mecânicos. Por isso, é fundamental que conheça bem o significado de cada luz de modo a saber o que fazer em cada caso.

Luzes vermelhas

Se acendeu uma luz vermelha o carro deve ser parado imediatamente. São luzes de emergência e indicam que o problema é grave, devendo ser resolvido o mais rápido possível.

Luzes amarelas

No caso de acender uma luz amarela, refere-se a um problema menos grave que não requer que o carro seja parado imediatamente, no entanto, é aconselhável que seja resolvido o problema rapidamente e, se necessário, por um profissional.

Luzes verdes, azuis ou brancas

Se está a ver uma luz de uma destas cores, não se preocupe! São luzes meramente informativas, indicando a ativação ou desativação de um elemento do veículo (como os faróis, os piscas, entre outros).

Luzes do painel

Sempre que coloca a chave na ignição do seu veículo, algumas destas luzes referidas acima aparecem no painel durante alguns segundos, no entanto, isto serve apenas para mostrar que estão a funcionar. Deve esperar que desapareçam e só depois arrancar. Se alguma se mantiver ligada, tem um problema para resolver!

Em seguida explicamos-lhe o que significam e como deve agir perante algumas luzes que aparecem no painel com mais frequência.

Nota: as imagens são apenas ilustrativas, pelo que as luzes vermelhas também podem aparecer em amarelo, e vice-versa, dependendo da gravidade do problema, como explicado acima.      

Luzes de advertência

Motor Luz do motor

É uma das luzes que aparece no painel sempre que o carro é ligado. Se não desaparecer de seguida, significa que existe um problema que pode ter diversas origens, como o sistema de injeção, um problema eletrónico, catalisador, entre outros. Procure um profissional assim que possível para fazer o seu diagnóstico.

Bateria

Na maioria dos casos significa que a carga da bateria é insuficiente. No entanto, pode também significar um problema com o alternador – aparelho responsável pelo carregamento da bateria e pela distribuição de eletricidade no carro. Procure um profissional o mais rápido possível pois se a bateria descarregar o carro não andará.

Pressão dos pneus

Indica que pelo menos um dos seus pneus está com pouca pressão, podendo mesmo estar furado. Deve de parar assim que possível numa área de serviço ou noutro local adequado para o efeito para o encher com a pressão adequada.

Refrigeração do motor

Se esta luz acendeu significa que a temperatura do líquido de arrefecimento, e consequentemente a do motor, atingiram uma temperatura demasiado alta. Pare imediatamente o veículo, deixe o motor arrefecer e verifique o nível do líquido. Se necessário, procure ajuda de um profissional.

Pré-aquecimento do combustível

​​Esta é uma luz de advertência, utilizada apenas nos carros a diesel, que está associada a um sistema de pré-aquecimento dos cilindros do motor. Normalmente, acende quando se liga o carro, devendo apagar após alguns segundos. Caso isso não aconteça deve procurar uma oficina para resolver o problema.

Pressão ou nível do óleo

Indica que os níveis de óleo do carro estão abaixo do normal ou que falta pressão no sistema de lubrificação. Deve parar imediatamente o carro, esperar que o motor arrefeça e verificar o nível do óleo. Caso o problema não seja daí, procure um profissional o mais rápido possível pois existe um problema mais grave.

Airbags

Se esta luz acendeu significa que existe uma avaria num ou mais airbags. A menos que tenham sido desativados voluntariamente por um motivo específico. Procure um profissional para não correr o risco de andar desprotegido.

ABS

Quando acende, indica uma avaria no sistema de travagem do veículo. Pode dirigir o carro mais alguns quilómetros, no entanto, deve de ter mais cuidado que o normal pois ele pode reagir de forma diferente. Assim que possível, procure ajuda de um profissional.

Luz de advertência ESP

O ESP é um sistema de estabilização que ajuda o condutor a não perder o controlo do carro em condições mais perigosas como estrada molhada, uma pedra que provoque um ressalto ou uma curva. Quando o sistema entra em ação a luz começa a piscar devendo desligar-se automaticamente assim que o carro estabilizar. Caso permaneça ligada por muito tempo pode significar algum problema no sistema eletrónico pelo que deve de fazer a verificação junto de profissionais.

Cinto de segurança

Indica que um dos ocupantes do carro não tem o cinto devidamente colocado. Pode ser acompanhado de avisos sonoros e só se apaga quando os cintos forem colocados.

Combustível baixo

Esta luz acende sempre que o nível de combustível entra na reserva, ou seja, está a poucos quilómetros de acabar. Deve evitar que esta luz apareça com regularidade, procurando manter o combustível acima deste limite dado que uma condução repetida na reserva pode levar a problemas mecânicos e quebras de rendimento do veículo. Pratique uma eco-condução e comece já a poupar combustível!

Luzes informativas

Mínimos – Luzes de presença

Médios – Luzes de cruzamento

Máximos – Luzes de estrada

Luzes de nevoeiro

Luzes indicadoras de mudança de direção (“piscas”)

Conclui-se que cada luz tem um significado e função diferente mas todas têm a sua importância, pelo que é fundamental que conheça cada uma para que saiba como agir em cada situação no caso das luzes de advertência, ou simplesmente para as poder utilizar da forma correta, no caso das luzes informativas.