Se vai viajar e não tem espaço no seu porta-malas para tudo o que quer levar, não se preocupe, existe uma solução simples para resolver o seu problema: uma mala de tejadilho!
Estas malas são fáceis e rápidas de instalar e permitem-lhe transportar mais bagagem do que a que leva no seu porta-malas.
Para encontrar a mala de tejadilho adequada a si, existem alguns critérios a ter em consideração, os quais apresentamos neste artigo.
Mala de tejadilho rígida ou dobrável?
Logo à partida, as malas de tejadilho podem-se dividir em 2 categorias: rígidas e dobráveis. Ambas têm vantagens e desvantagens pelo que deve escolher aquela que se adequar mais às suas necessidades.
Malas rígidas
São normalmente feitas de plástico ABS que lhes confere alta resistência e proteção, além de terem uma fechadura centralizada de alta segurança (com chave) e serem impermeáveis..
Relacionando com as malas dobráveis, as grandes vantagens são o facto de conseguirem transportar maior carga (em kg), serem mais adequadas para os apreciadores de desportos de invernos transportarem skis e pranchas de snowboard e existir mais variedade, o que se traduz em mais modelos de diferentes dimensões, volumes e marcas.
Malas dobráveis
Feitas em tecido com estrutura de metal dobrável, são também muito resistentes e à prova de água. Possuem fecho de correr dos 2 lados com sistema antirroubo integrado (com chaves).
Comparando com as malas rígidas, as grandes vantagens são a facilidade de arrumação, dado que se podem dobrar e colocar num saco de armazenamento e transporte que vem incluído. Isto é a solução para quem não tem garagem ou tem pouco espaço para guardar a mala, facilitando imenso a arrumação.
O volume certo
Na hora de escolher uma mala de tejadilho, um dos pontos mais importantes é, sem dúvida, a capacidade da mesma. O indicador para medir a capacidade é denomina-se volume útil e mede-se em litros.
Mas… 100, 200, 300 litros… nem sempre é fácil imaginar a que correspondem volumes tão grandes.
Em geral, podemos considerar mais ou menos:
- Uma mala de viagem de cabine = 50 litros
- Uma mala de viagem de porão = 100 litros
- Um frigorífico americano = 400 a 600 litros
As malas de tejadilho normalmente variam entre os 250 e os 650 litros o que, comparando com os exemplos acima, é um volume consideravelmente grande.
A escolha por uma mala mais pequena ou uma maior, depende da utilidade que lhe pretende dar.
Se o seu objetivo for ter um apoio ao seu porta-malas que dê para transportar mais algumas malas, mochilas, entre outras coisas, uma mala de tejadilho mais pequena, de 300 ou 400 litros, deverá ser mais que suficiente para si.
Se precisar realmente de muito espaço, por exemplo para levar os skis e a prancha de snowboard (além da bagagem habitual), é aconselhável optar pelas malas de maior volume, de 500 ou 600 litros, que lhe permitem transportar (quase) tudo e mais alguma coisa!
O comprimento certo
Na Norauto, os comprimentos das malas de tejadilho variam mais ou menos entre os 130 cm e os 230 cm. Para escolher o tamanho indicado para si, é fundamental ter em conta a dimensão do seu carro e o que pretende transportar na mala.
Uma mala curta é adequada para carros pequenos/normais e para objetos mais curtos (carrinho de bebé, bagagem…).
Por outro lado, uma mala mais comprida é adequada para carros maiores e/ou robustos como carrinhas e SUVs e para objetos mais longos (skis, pranchas de surf ou snowboard…).
Ainda que não esteja necessariamente relacionado com o volume útil, a tendência é que, quanto maior o comprimento da mala, maior o seu volume útil, e vice-versa.
Além disto, não se esqueça que peso a mais significa maior instabilidade no seu veículo e um maior gasto de combustível, pelo que, é fundamental escolher a mala com o volume e comprimento adequado ao seu carro e à utilização que lhe vai dar.
Outros aspetos a ter em consideração
Além dos pontos falados acima, existem ainda outras precauções a ter na hora de comprar uma mala de tejadilho, as quais apresentamos em seguida:
- As malas de tejadilho fixam-se ao carro através das barras de tejadilho e, regra geral, adaptam-se a qualquer barra.
- Atenção à carga máxima da mala, da barra e do veículo! Cada um tem uma capacidade máxima definida pelo fabricante a qual deve ser cumprida pelo que, deve ter isso em conta na hora da escolha.
- Se não montar a mala sozinho, procure profissionais especializados e de confiança! Na Norauto estamos cá para si para o ajudar nesta tarefa e garantir que tudo fica em conformidade.
Alugue a sua mala de tejadilho
Se só precisar da mala de tejadilho para uma situação pontual, seja para ir fazer uma viagem ou fazer o transporte de algo, a Norauto tem a solução ideal para si: o aluguer de malas de tejadilho!
Este serviço permite-lhe usufruir durante alguns dias ou até semanas de todos os benefícios de uma mala de tejadilho sem ter que fazer um investimento avolumado.