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Mitos mais comuns sobre carros

Vivemos na era da informação e todos os dias somos bombardeados com mitos e verdades, muitas vezes sem sermos capazes de os distinguir. O mundo automóvel não é exceção e existem naturalmente mitos sobre carros que vão surgindo ao longo do tempo. Neste artigo vamos desmistificar 6 destas teorias mais comuns e concluir se são verdadeiras ou falsas!

Caixa manual é mais eficiente do que caixa automática

Este é um dos mitos mais comuns quando falamos de carros. Ainda que antigamente isto fosse verdade, hoje em dia a tecnologia das caixas automáticas está muito mais desenvolvida, tendo a capacidade de identificar a altura ideal para mudar de mudança. Posto isto, as caixas automáticas são, no geral, mais eficientes do que as manuais.

Conclusão: Falso

Conduzir em ponto morto poupa combustível

Este é um comportamento muito frequente entre os automobilistas, principalmente em descidas, pois acreditam que é uma forma de poupar combustível. No entanto, não passa de mais dos muitos mitos existentes sobre carros! 

Quando o carro está em movimento, se estiver em ponto morto o sistema continua a injetar combustível para manter o motor em funcionamento, continuando a fazer consumos! Além disso, não é seguro, pois torna mais difícil controlar o veículo e aumenta o desgaste dos travões. 

Pelo contrário, se estiver engatado e sem acelerar, o sistema de injeção eletrónico corta a injeção de combustível. Isto traduz-se num consumo nulo sendo uma das práticas associadas à Eco-condução

E se está com dúvidas, faça o teste! Numa descida, engate uma mudança adequada, tire o pé do acelerador e veja o consumo instantâneo (será zero). Depois faça o teste em ponto morto e veja como o resultado é diferente!

Conclusão: Falso

caixa de velocidades (mitos sobre carros)

Conduzir na reserva faz mal ao carro

Andar frequentemente com o veículo na reserva pode aumentar a probabilidade de problemas mecânicos por 2 motivos:

  • A bomba de combustível é obrigada a um esforço maior, principalmente em subidas, descidas e curvas onde o combustível balança dentro do depósito. Isto conduz a um sobreaquecimento da bomba e, consequentemente, a um maior desgaste da mesma.
  • O fundo do depósito tem por hábito acumular sedimentos provenientes do próprio combustível. Se andar frequentemente na reserva, a bomba de combustível pode “sugar” esses resíduos e entupir, podendo vir a provocar danos no automóvel caso o filtro do combustível não os filtre corretamente.

Conclusão: Verdadeiro

Combustíveis de marca branca danificam o motor

Com a grande subida no preço dos combustíveis ao longo dos últimos meses, este tem vindo a ser um dos mitos mais populares a circular sobre carros. A verdade é que quase todos os combustíveis de Portugal são refinados em Sines, passando por processos semelhantes e pelos mesmos controlos de qualidade definidos pela União Europeia. Neste sentido, qualquer combustível vendido no mercado (premium ou low-cost) tem de cumprir padrões de qualidade. Por este motivo não irá danificar o motor do veículo e a principal diferença face aos restantes está no preço.

Conclusão: Falso

Imagem de Freepik

Aditivos são uma vantagem

A maior diferença entre os combustíveis, ainda que não seja algo consensual, é no uso de aditivos. Para isto, pode colocar combustível aditivado, que já leva algum (ainda que pouco), ou comprar o seu próprio aditivo à parte e adicionar, garantindo resultados ainda melhores. Com isto, garantirá um cuidado extra na lubrificação e proteção do motor, bem como na melhoria do seu desempenho e na diminuição da emissão de gases poluentes.

Conclusão: Verdadeiro

Aquecer o motor antes de arrancar

O sistema de injeção eletrónica presente nos veículos mais recentes eliminou esta necessidade. Ainda que não seja aconselhável que arranque a altas velocidades, mesmo no inverno, não é necessário aquecer o motor. Um conselho é esperar apenas alguns segundos até as luzes do painel de instrumentos desaparecerem e pode seguir!

Conclusão: Falso