Pressão pneu
Dicas & Conselhos

Pressão dos pneus: tudo o que precisa de saber

Os pneus são o único ponto de contacto de um carro com o a estrada. Por este motivo, verificar a pressão dos pneus é algo que deve ser feito regularmente de modo a garantir uma condução segura e um prolongamento da vida dos pneus. Neste artigo ensinamos-lhe a fazer esta verificação, respondendo -lhe a tudo o que precisa de saber sobre este tema.

Qual a pressão correta e onde encontrar?

A pressão correta varia de veículo para veículo, sendo determinada pelo fabricante tendo em consideração fatores como o peso, desempenho e tamanho do pneu. Geralmente, este valores podem ser visualizados dentro da tampa do tanque de combustível ou dentro da porta do motorista, neste tipo de formato: 

Pressão dos pneus

Além disto, a pressão também pode ser encontrada no registo de manutenção do carro. Apesar de não existir um valor fixo de pressão correta, normalmente este valor varia entre 2.2 e 2.5 bars.

Quando verificar a pressão dos pneus?

A pressão dos pneus deve ser verificada regularmente, de preferência uma vez por mês. Verifique-a com os pneus “frios”, ou seja, duas horas após estacionar o carro, ou caso não consiga, faça-o antes de andar muitos quilómetros com o carro.

E se for verificar os 4 pneus, não se esqueça de verificar a pressão do seu pneu suplente (caso tenha)! Poderá ser muito importante no caso de ter um furo pelo que é fundamental garantir que está preparado para corresponder.

Pressão pneus

Pressão dos pneus inadequada = Perigo

Conduzir com uma pressão inadequada é perigoso e provoca consequências para os pneus. O risco mais comum é o desgaste irregular

A pressão insuficiente aumenta o desgaste na parte externa da banda de rodagem aumentando o risco do pneu rebentar a qualquer momento. 

Além disso, levará a que o carro consuma mais combustível do que quando os pneus têm a pressão correta. Da mesma forma, se encher demais os pneus, a banda de rodagem desgastar-se-á mais rápido no centro e, portanto, ficará muito mais vulnerável numa estrada irregular.

Conclui-se assim que uma pressão inadequada além de aumentar o risco na condução ainda tem consequências económicas negativas!

Que pressão utilizar no inverno?

Quando a temperatura cair, aconselhamos aumentar a pressão de enchimento em 0,2 bar em relação às recomendações do fabricante. 

Esta adição de pressão destina-se a compensar a perda de pressão resultante da queda de temperatura.

Para dirigir na neve, não é necessário nenhum ajuste específico. 

Na Norauto somos especialistas quando o tema é pneus por isso não hesite em visitar o centro Norauto mais perto de si ou norauto.pt para saber mais sobre estes elementos fundamentais para o seu carro.

E não se esqueça, os pneus são o único ponto de contacto do seu veículo com o solo! Mantenha-os sempre em bom estado!