Transportar o seu animal de estimação de forma segura durante as férias requer alguns cuidados especiais. A Norauto deixa-lhe algumas dicas para ajudá-lo nesse processo:
Caixa de transporte ou cinto de segurança
Utilize uma caixa de transporte apropriada para o tamanho do seu animal de estimação ou um cinto de segurança específico para animais de estimação. Certifique-se de que a caixa de transporte é resistente, bem ventilada e segura, bem como, com espaço suficiente para o animal ficar confortável. Estas opções garantem a segurança e o bem estar do seu amigo de quatro patas e evitam distrações enquanto está ao volante.
Habitue o seu animal de estimação ao carro
Antes de iniciar as férias e as viagens mais longas, faça um processo de habituação do seu animal ao carro, fazendo pequenos passeios ou levando-o para lugares agradáveis. Isto ajudará a reduzir a ansiedade do animal durante a viagem e fará com que a viagem seja mais agradável para todos.
Proteja as janelas e portas
Certifique-se de que as janelas e portas do carro estejam adequadamente fechadas ou protegidas para evitar que o seu animal fuja ou sofra alguns danos físicos durante a viagem. É também importante ter em conta a proteção contra os raios solares. Os pára-sóis ajudam a bloquear os raios solares que penetram nos vidros do carro. Eles reduzem a intensidade do sol, ajudando a manter o interior do veículo mais fresco e protegendo não só os animais de estimação, como todos os ocupantes de uma exposição excessiva aos raios UV prejudiciais.
Faça paragens regulares
Para dar o máximo conforto ao seu amigo patudo, faça algumas paragens ao longo da viagem, especialmente quando se trata de viagens muito longas, para permitir que o seu animal de estimação estique as patas, faça as suas necessidades e respire ar fresco. Nunca deixe o seu animal sozinho dentro do carro, especialmente em dias quentes. É muito importante certificar-se de que ele tenha acesso a água fresca durante toda a viagem.
Mantenha-se calmo e tranquilo
Durante a viagem, é importante manter um ambiente calmo e tranquilo dentro do carro. Evitar reações exageradas ou stress, vai ajudar o seu animal de estimação a sentir-se seguro e tranquilo. Ter estes passos em consideração é muito importante, pois reações inesperadas podem afetar negativamente o bem-estar do seu animal.
Check-up antes da partida
É sempre recomendável fazer uma visita ao veterinário antes da viagem, especialmente se o seu animal de estimação for propenso a enjoos ou tiver algum problema de saúde. O veterinário poderá fornecer orientações específicas com base nas necessidades do seu animal. Todo o cuidado é pouco e para evitar situações inesperadas, faça sempre um check-up ao seu animal de estimação e viaje em segurança.
Verifique a legislação local
Verifique as leis e regulamentos locais em relação ao transporte de animais de estimação no carro. Alguns países, especialmente se estiver a pensar viajar para fora de Portugal, podem ter requisitos específicos, como o uso de caixas de transporte ou cintos de segurança para animais.
Lembre-se, a decisão de transportar o seu animal de estimação nas férias depende de diversos fatores, como o bem-estar do animal, as restrições do local para onde vai passar as suas férias, etc. É importante avaliar estes aspectos e tomar uma decisão que seja o melhor para o seu animal e para todos os envolvidos.